Breaking News

04 - OPERANDO O HOMEBROKER

A Corretora e o Homebroker 

A única forma de comprar ou vender ações, é através de uma corretora. Elas tem a exclusividade destas operações em nome do investidor. Muitos bancos possuem suas próprias corretoras, apesar delas serem independentes dos bancos com razoes jurídicas próprias. 

Existem vários tipos de corretoras, com suas respectivas especialidades nas operações, seu riscos próprios e seus custos que podem variar entre elas. 

Reservei um capitulo especial para falar delas, no 2º Modulo, sobre “Estratégias de Investimentos”, em função das peculiaridades sobre estas escolhas. 

Cadastro na Corretora 

Para se cadastrar numa corretora é preciso se cadastrar com uma ficha pessoal com seus dados pessoas, profissionais, financeiros e patrimoniais. 

Geralmente é feito através do próprio site da corretora. Somente apos o seu cadastro ter sido aprovado, que pode levar entre dois a quatro dias, você estará apto a comprar e vender suas próprias ações. 

Taxas de Operações 

Adicionalmente aos custos de corretagem, incidem as taxas cobradas pela Bovespa e pela CBLC, que é a Companhia Brasileira de Liquidação e Custodia 

Tributação - Custos da Operação 

Em relação a tributação, deve-se pagar ao governo, 15% sobre o lucro da operação somente quando superarem R$ 20 mil reais no próprio mês. 

Para operações de curto prazo, iniciadas e encerradas no mesmo dia, o chamado Day Trade, a alíquota é superior. É de 20 % nas operações. É importante ressaltar que o não pagamento destes tributos estão gerando notificações com o pagamento de multas altas. 
Homebroker 

A internet trouxe a possibilidade do investimento online com segurança e eficiência. Ele é feito através do Homebroker, que é o sistema operacional online que permite a negociação entre o investidor, a corretora e a Bovespa. 

A partir de 1999, o Homebroker tornou-se a opção mais fácil e eficiente de se investir online, em especial para as pessoas físicas. 

Em caso de falha no sistema, as ordens de compra e venda podem continuar sendo feitas pelos métodos tradicionais que são via telefone ou e-mail. Este sistema é muito semelhando ao Homebank, o Bankline disponibilizado pelos bancos como uma espécie de agencia bancaria virtual. 

O Homebroker é parecido com o Homebank, em um você paga contas, transfere dinheiro entre outros serviços, no outro você compra e vende ações , fundos imobiliários e acompanha o desempenho, gráficos e cotações delas. 

Nele você pode também automatizar suas ordens de compra e venda das ações. . 

Documentos 

Vamos conhecer os documentos que recebe o investidor de ações. 

São 3 documentos principais. 

1º Documento - Ana 

O ANA, Aviso de Negociação de Ativos, enviado pela própria Bovespa, onde você receberá quinzenalmente uma relação das operações efetuadas. Elas podem ser impressas, por e-mail, ou um simples aviso para consulta e emissão no site da Bovespa. 

2º Documento – Nota de Corretagem 

A Nota de Corretagem é enviada pela sua própria corretora onde está toda a inscrição da sua operação, como preço, quantidade, valor pago em corretagem, em emolumentos, e demais informações. 

Este é o documento mais importante e completo que você poderá receber. 

Muitos Homebrokers, uma vez que as operações são irreversíveis, emitem na mesma hora, no dia seguinte, ou no mais tardar, logo apos a compensação do credito ou debito da operação. 

3º Documento – Extrato Mensal de Custódia 

O 3º documento enviado pela CBLC, a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia, é o extrato mensal, onde você poderá visualizar toda a sua custodia naquele período. 

Os 3 documentos referem-se a: 

A sua operação terá Nota de Corretagem pela sua corretora, lá você terá a operação detalhada, Para cada operação, existirá um Nota de Corretagem correspondente a operação. 

O outro documento, emitido pela Bovespa, o ANA, que é o Aviso de Negociação de Ativos, ele será apenas quinzenal, com a indicação da compra e a sua quantidade. 

Já o ultimo documento, o extrato da CBLC, a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia, mostrará a sua posição em custódia, através de um extrato mensal