Breaking News

08 - O MERCADO DE AÇÕES

Bovespa, Leilões, Novo Mercado, Índices e IPO



A BOVESPA, a Bolsa de Valores de São Paulo, foi fundada em 1890, em 1972 ela foi a primeira bolsa brasileira a implantar o pregão automatizado com informações em tempo real. 

Em 1997 foi implantado com sucesso o novo sistema de negociação eletrônica chamado MegaBolsa. Além de utilizar um sistema tecnológico altamente avançado, o MegaBolsa aumentou o volume financeiro de nosso mercado. 

Em 99, com o lançamento do Homebroker e o After Market, o investidor ganhou excelentes ferramentas para atuar neste mercado, abrindo caminho para a popularização do Mercado de Ações no país.

Atualmente a Bovespa é o maior centro de negociação com ações da América Latina e integra todas as Bolsas brasileiras.

Direitos do Investidor

A Bovespa administra e fiscaliza o risco de suas operações, estabelecendo limites operacionais e exigindo garantias. Ela mantem um Fundo de Garantia com a finalidade de assegurar aos investidores o ressarcimento de eventuais prejuízos referentes a atuações inadequadas de administradores, empregados ou de suas corretoras.

A Bovespa possui um órgão especifico para ajudar o investidor no caso de problemas. É o Bovespa Supervisão de Mercados (BSM).

No site www.bovespa.com.br além de todas as informações sobre o mercado, você dispõe do telefone o800 770 0149 de segunda a sexta, com acesso ao Serviço de Atendimento ao Publico (SAP)

Índices

Quando escutamos que a bolsa subiu ou a bolsa caiu, a Bovespa não é responsável por esta alta ou queda, mas sim o Ibovespa, o índice da Bolsa de Valores, sendo o mais importante indicador do mercado de ações brasileiro, composto por cerca de 60 ações com variação trimestral desta composição. 

O Ibovespa representa 80% do volume de negócios na bolsa, refletindo o sentimento do mercado de ações, onde a alta reflete otimismo e a baixa, pessimismo. 

Existem ainda outros índices neste mercado como por exemplo, o IBRX-110, ele é composto pelas 100 ações mais liquidas do nosso mercado. 

Outro índice é o IBRX-50, também composto pelas 50 ações mais liquidas da nossa bolsa. 

Temos ainda o IGC, o Índice de Governança Corporativa composto pelas empresas melhor gerenciadas. 

Características da ação

A tendência do mercado é comprar ações quando os índices estão subindo e vendê-las quando estão descendo. E o índice é a principal ferramenta para demonstrar este sentimento do mercado. Porém não é seguindo tendências de mercado que se enriquece na bolsa. Para criei o Curso Como Enriquecer na Bolsa, para lhe ensinar não apenas a operar tecnicamente, mas como saber se utilizar de estratégias e táticas vencedoras que lhe permitam enriquecer. No segundo modulo sobre “Estratégias de Investimentos”, analisaremos como, quando e quais ações comprar ou vender. 

Outro fato relacionado a índices, é que nosso mercado recebe influencia direta do país com a maior economia do planeta, os Estados Unidos, e a forma de acompanharmos a economia deles é através de seus índices. 

Como nós temos o índice Bovespa no Brasil, eles tem o índice Dow Jones, o SP500 e o índice Nasdaq. 

O 1º índice norte americano, e o principal deles é o Dow Jones, reflete as 30 grandes empresas na Bolsa de Valores de Nova York. 

O 2º índice, o SP500, o Standard & Poors 500, também é importante e tem as maiores 500 companhias americanas.

O 3º índice, é sobre as empresas do setor de tecnologia (high-tech)

A importância dos Índices

Movimentos no exterior podem influenciar o mercado brasileiro. É preciso relacionarmos com anda a evolução das ações das companhias de outros países. Uma forte queda em países de economia mundial fortes, como China e Japão, podem gerar influencias no mercado brasileiro. 

Índices estrangeiros
Japão – Nikkei 225
Alemanha – DAX
Inglaterra – FTSE
China – SSE
Hong Kong – Hang Seng

O Novo Mercado

No ano de 2000 tivemos a criação do Novo Mercado, dentro da Bolsa de Valores brasileira. Ele é baseado em um conceito alemão criado em 1997 que traz ao mercado nacional maior transparência, e melhores praticas de governança corporativa, tornando os investimentos mais seguros. 

Como isso, uma empresa listada como pertencente ao Novo Mercado é aquela que tem maior transparência e liquidez para o acionista.

IPO – Oferta Publica de Ações 

IPO é a sigla em inglês para a Oferta Publica de Ações de uma companhia, que é feita quando uma Empresa Limitada, abre o seu capital, transformando-se em uma Sociedade Anônima. Com isso ela lança ações na Bolsa de Valores. 

Ao aplicar em uma empresa que esta abrindo o seu capital, antes de fazer uma reserva com a sua corretora, é preciso analisar detalhadamente o prospecto da empresa, que é o documento com as informações sobre a companhia.

Nele encontramos informações sobre os fatores de risco, e possíveis sinais macro econômicos que poderão vir a afetar a sua performance. É importante também observar o destino dos recursos a serem captados.

Book Building


A precificação desta ação, o seu processo de formação de preço é feita através do Book Building, o período onde são recebidas as ordens dos investidores para estabelecer o preço do IPO, que nada mais é do que um leilão de oferta que auxilia na definição do preço da ação. 

Houve época em que os investidores compravam no IPO para revender as ações no mesmo dia, porem isso hoje não ocorre mais em função da variação dos preços terem deixado de ser mais altas apos o lançamento, sendo inclusive muitas vezes, mais baixas.