09 - AS VANTAGENS DA BOLSA DE VALORES
As Vantagens da Bolsa
“Os ricos não baseiam as decisões de seus negócios na lei das probabilidades. Eles baseiam seus pensamentos e decisões na lei das possibilidades.”
O Objetivo desta obra é popularizar o investimentos em ações e democratizar o acesso ao investimento na Bolsa de Valores mostrando suas enormes vantagens financeiras em relação aos limitados produtos de aplicações bancárias.
Faremos uma abordagem dos principais serviços financeiros oferecidos pelos bancos, de forma que você possa falar de igual para igual com seu gerente e acima de tudo, entender as vantagens do investimento em Bolsa em relação e eles.
Abordaremos como abrir conta em uma corretora, saber as diferenças entre elas, conhecer os principais produtos financeiro na Bolsa de Valores, aprender como buscar informações sobre empresas boas para se investir, entender sobre Fundos Imobiliários e sobre Ações, conhecendo todas as etapas básicas para conseguir operacionalizá-los.
Para isto vamos precisar entender os princípios que regem estes investimentos, para que possamos operar corretamente com ações.
A seguir mostraremos um gráfico famoso no mercado financeiro, sobre os movimentos de longo prazo do Ibovespa denominado em dólares, o índice da Bolsa de Valores que traz importantes revelações.
Este gráfico é baseado em dólares para que não sofra efeitos da inflação e possamos ter uma real avaliação de seu movimento. Como se pode notar, ele mostra dados desde 1963 até 2015 onde nós podemos perceber claramente uma inclinação positiva, fato que não é surpresa para ninguém, pois é algo que ocorre em todos os países e todas as Bolsas de Valores do mundo inteiro. A tendência de crescimento dos mercados é uma constante em todo o mundo revelada pelo crescimento da economia de todos os países.
Nos Estados Unidos esta tendência é ainda mais pronunciada mas ela se reflete no mundo inteiro e isto nos trás uma noção extremamente importante para todos aqueles interessados em ações e em investimentos em bolsa, que é exatamente o investimento de longo prazo. Este é um dos mais importante princípios para o investidor de Bolsa de Valores, trata-se de um investimento onde para se enriquecer é preciso pensar e investir para longos períodos de tempo, geralmente a partir de 5 anos.
A importância deste princípio está no fato de que a tendência dos mercados é de crescimento positivo, mas no curto prazo a Bolsa de Valores sofre altos e baixos constantes que por vezes são acentuados, tanto para cima como para baixo. Mas como veremos a frente, as estratégias de enriquecimento precisam ignorar esta volatilidade, escolhendo as empresas a se investir pela sua capacidade de gerar lucros e sua boa governança corporativa para se obter lucro ao longo do tempo.
O dia a dia dos mercados é um verdadeiro passeio de montanha russa, reservando grandes emoções, mas o investimento em bolsa para que está bem informado, faz muito sentido, pois ele espelha o crescimento de empresas excepcionais, não se tratam de qualquer empresas mas empresas capacitadas a operar neste mercado justamente por suas competências, apesar de ser preciso estar sempre monitorando seus desempenhos.
O demonstrativo do desempenho do gráfico é indiscutível em se tratando de investimentos, tendo feito a fortuna de milhares de pessoas no mundo inteiro. No Brasil nossa bolsa é jovem, desconhecida e pouco explorada, reservando oportunidades maravilhosas para aqueles que se propuserem a explorá-la como tantos estrangeiros que a consideram um dos melhores mercados do mundo para se investir, devido ao sua elevada perspectiva de crescimento.
Apesar de seu elevado stress no curto prazo, no longo prazo a Bolsa de Valores, esta “Fábrica de Milionários”, promete e cumpre o que se propõe, que é gerar riqueza para seus acionistas. Enquanto nos Estados Unidos metade da população, cerca de 100 milhões de pessoas investem na bolsa, no Brasil apenas 600 mil pessoas o fazem. Pior do que isto é o investidor de ações no Brasil ser visto como louco ou como um jogador de cassino, por total desconhecimento da população das benesses da Bolsa de Valores para seus acionistas.
Para que possamos entender estas vantagens precisamos primeiro conhecer os outros tipos de investimentos que nos são oferecidos pelas instituições financeiras do país, os bancos, para que possamos compreender as diferenças entre a bolsa e estas aplicações. Para isto vamos analisar cada um dos produtos hoje no mercado, para que você possa saber quanto e como eles rendem de juros e quais suas vantagens e desvantagens, para que você perceba porque investidores sofisticados sabem que aplicações de bancos não enriquecem ninguém, mas investir na bolsa sim. Apenas é preciso conhecer seu funcionamento e suas estratégias corretas.
Quando se fala em Bolsa de Valores, temos que considerar em um primeiro momento, dois tipos de investimentos, os “fundos imobiliários” e as “ações”, que são os dois principais tipos de ativos listados na bolsa que abordaremos. A ideia de trazerem os fundos imobiliários para a bolsa trouxe um série de vantagens ficando muito mais fácil o acesso a eles e aumentando sua liquidez.
Nós temos hoje em 2016 mais de 100 fundos imobiliários na bolsa e mais de 300 empresas listadas negociando ações. Esta quantidade depende do momento que a economia do país esta passando, podendo aumentar através de IPOs, que são as ofertas iniciais de uma empresa para seu ingresso na bolsa, a abertura de seu capital para o mercado de acionistas.
Conforme o Brasil vai crescendo a tendência é que venhamos a ter 1.000, 5.000 ou mais empresas no futuro operando na bolsa. Os Estados Unidos hoje possuem cerca de 4.000 empresas com capital aberto para acionistas. Quanto mais empresas em uma bolsa, mais opções de investimentos. Você pode conhecer o site da BMF&Bovespa, no seguinte link aqui.