11 - PRIMEIROS PASSOS
O Mercado de Ações tem tudo a ver com você
As oportunidade de se investir hoje em 2018 em ações da Bolsa de Valores no Brasil, tornou-se realidade em função da maturidade da internet com suas conexões em alta velocidade, o que nos fez ingressar na Era da Hiperconectividade, também chamada de 4ª Revolução Industrial, depois da 3ª, que foi a Era da Informação.
As oportunidade de se investir hoje em 2018 em ações da Bolsa de Valores no Brasil, tornou-se realidade em função da maturidade da internet com suas conexões em alta velocidade, o que nos fez ingressar na Era da Hiperconectividade, também chamada de 4ª Revolução Industrial, depois da 3ª, que foi a Era da Informação.
Outro fator que contribui é a maturidade da economia brasileira, apesar do mau momento político após o fim da Era PT e dos governos Lula e Dilma. Mesmo assim, nossa economia está mais sólida, apesar da baixa atual, pois elas são cíclicas, e o Brasil hoje é um dos mais promissores mercados para se investir no mundo, devido aos recursos naturais disponíveis, o tamanho de suas terras, do seu povo e da própria carência de serviços que abre campos imensos de desenvolvimento.
Nossa Bolsa de Valores está entre as maiores do mundo e é líder na América Latina. Ela é jovem, foi criada em 2008 com a integração da BMF (Bolsa de Derivativos) e da Bovespa (Bolsa de Ações). Atualmente ela é a única Bolsa de Valores mobiliários do Brasil. Ela possui posição destacada entre as maiores bolsas do mundo em valor de mercado e é a segunda no ranking das Américas desde 2012.
Desde sua estréia na internet através de sites de corretoras, pelas plataformas operacionais chamadas “homebrokers” muita coisa mudou. Estas plataformas se desenvolveram, estão recebendo aprimoramento constante e são responsáveis pela democratização do acesso a investimentos sofisticados que rendem centenas de vezes mais que os tradicionais produtos bancários que são oferecidos pelos gerente dos bancos.
As oportunidades são tão novas, recentes e grandiosas que entre os anos de 2001 e 2007, campanhas publicitárias da BMF&Bovespa fizeram com que seu número de investidores no período passasse de 76 mil para 456 mil. Um aumento de 595% em pouco mais de 5 anos.
A falta de Educação Financeira da maioria dos brasileiros, que não aprendem sobre o tema nem em casa nem na escola, não pode afastar da bolsa aqueles que sonham em um dia enriquecer. Trata-se do local onde mais milionários são produzidos no mundo. Muitos começam com pouco mas a consistência dos aportes financeiros, somada a disciplina do reinvestimento dos dividendos tem feito milhares de milionários felizes e anônimos.
Durante muitos anos a bolsa foi um ambiente elitista, mas a necessidade de crescimento aliada à ferramentas de popularização como a internet, tem aberto suas oportunidades para um público que a desconhecia completamente. As pessoas precisam apagar de seus preconceitos, a ideia de que a bolsa seja algo com um cassino. Esta fama se deve a inúmeros especuladores sem conhecimento financeiro que por alguns momentos acharam que estavam ganhando muito e rápido na bolsa, mas não levando em consideração seus altos e baixo, investiam da forma errada, vindo a perder muito dinheiro.
Investir na bolsa requer conhecimento especifico, orientação técnica e saber obter informações precisas e confiáveis. Por ser um ambiente financeiro novo e desconhecido por muitos, diversos tipos de profissionais desonestos se interpõe entre os novatos e o enriquecimento real, fingindo-se de bons profissionais quando na verdade são lobos fantasiados de ovelha.
Como pretendo demonstrar neste livro, como advogado, jornalista e consultor para investimentos financeiros, e sempre dedico especial parte de meus livros sobre o tema, é a importância do fornecimento de informação confiável sobre em quais empresas investir, sem isso ninguém tem sucesso na bolsa.
Os novatos como eu já fui um dia, acham que vão encontrar estas dicas em revistas sobre economia, ou com os consultores das corretoras. Estes profissionais oferecem suas dicas patrocinados por bancos, pelas próprias corretoras ou pelas empresas que querem vender as ações, ou seja, não são dicas confiáveis, e muitas vezes pode se perder fortunas com eles. Mas existem as fontes corretas e vamos analisá-las em detalhes adiante.
5 Passos Para Investir Na Bolsa
1 – Tenha sempre em mente: “Ao longo da história o crescimento do mercado de ações é sempre positivo, mesmo com oscilações ou crises”.
2 –Aproveite a juventude da Bolsa de Valores brasileira e seja um pioneiro do investimento nesta oportunidade única.
3 – Invista na sua Educação Financeira e conheça tudo sobre dinheiro e investimentos.
4 – Não confie seu dinheiro a gerentes de bancos, corretores, administradores de fundos ou consultores financeiros.
5 – Aprenda a investir sozinho, por conta própria, você pode